Arsénio
O arsénio é conhecido desde a antiguidade como um veneno potente. Contudo, a maioria das pessoas desconhece que todos podemos estar expostos a este elemento de diversas formas: no ambiente, em produtos comerciais, aplicações médicas, alimentos, água para consumo, entre outros.
Apesar das fontes de exposição mais comuns não constituírem geralmente um risco para a saúde, muitas regiões do mundo convivem com derivados de arsénio, de origem natural e antropogénica, em níveis tóxicos.
Generalidades
Exposição
Problemas Ambientais
A população pode estar exposta ao arsénio no ar, água de consumo e comida, sendo normalmente a comida a principal fonte de exposição ao arsénio.
A inalação de partículas contendo arsénio é a principal via de exposição em determinados grupos populacionais, mas a ingestão e a via dérmica podem ser significativas em certas situações.
O arsénio inorgânico está naturalmente presente em níveis elevados em águas subterrâneas de uma série de países, incluindo Argentina, Bangladesh, Chile, China, Índia, México e Estados Unidos da América. Devido à potencial ação cancerígena de algumas espécies de arsénio, em 1993, a OMS recomendou que nas águas destinadas ao consumo humano o arsénio total deve estar presente, no máximo, numa concentração de 0,01 mg/L.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP.
Declaração de Integridade
As autoras deste trabalho, Daniela Filipa da Silva Costa, nº 201206478, e Maria Catarina Costa Silva, nº 201206492, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.
Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 27 de Maio de 2016